" Uma escola de sucesso é o resultado da união e do empenho de uma equipe que arregaça as mangas e faz acontecer".
Nosso trabalho é norteado pela Pedagogia de Projeto e Vida Cooperativa, que tem como pressupostos básicos a ação do aluno sobre seu processo de aprendizagem, a mediação do professor e as trocas sociais.
Norteando as atividades escolares, permitindo um trabalho interdisciplinar, abrangendo as diversas áreas do conhecimento, inserida na realidade dos pares envolvidos no processo e viabilizando as múltiplas relações sociais.
A função do projeto é favorecer a criação de estratégias para resolver um problema proposto, testar algumas hipóteses referentes a um determinado tema, pesquisar sobre um assunto eleito pelo grupo, enfim, levar o grupo a buscar o que lhe é significativo.
O projeto auxilia os alunos a serem conscientes de seu processo de aprendizagem e exige do professor uma postura flexível, de pesquisador onde os desafios e conflitos o estimulem e não o paralisem.
As fontes de pesquisa são as mais diversas: livros, material impresso, vídeos, relatos de exposições culturais, músicas, experimentos.
Saiba mais informações sobre a Pedagogia de Projeto entrando em contato conosco.
UM DIA DE AULA NO JARDIM DE INFÂNCIA M. PROFªMARIA MADALENA MAGACHO DOS SANTOS.
Um dia de aula comporta diferentes tipos de atividades dependendo das competências e habilidades que se deseja desenvolver.
Há períodos de atividades individuais (o aluno realiza a atividade sendo mediado pelo professor) e outros de coletivas (onde toda a turma ou pequenos grupos participam) podendo ser diversificadas (à escolha do aluno) ou únicas propostas pela professora.
O dia escolar tem sempre uma rotina, podendo esta variar conforme a necessidade da turma.
Deve-se levar em conta que as decisões tomadas quanto à flexibilização da rotina devem ser baseadas em objetivos educacionais e comunicadas previamente à orientação, coordenação ou direção da escola.
ROTINA:
RODA DAS NOVIDADES – momento em que a criança conta suas novidades, faz perguntas, conversa com seus colegas e professoras. Nesta hora a professora planeja com seus alunos o que acontecerá naquele dia e registra no quadro, em uma folha de ofício ou no blocão. Também é o momento para detonar um projeto ou conversar sobre as atividades que serão realizadas, cantar, trabalhar com o calendário, fichas de chamada, o tempo, contagem de alunos.

RODA DA CIDADANIA - Semanalmente, é direcionada por 2 educadoras, tendo a participação de todos os educandos.
A Roda da Cidadania promove a integração da criança com as notícias da mídia, poesias, Hino Nacional, Hino da Escola, além de desenvolver a criatividade através de apresentações de teatro e mini-palestras com profissionais convidados. A preservação do meio ambiente e a utilização da natureza com responsabilidade também são enfocadas. Sua duração é de 30 minutos.

AULAS ESPECIALIZADAS - são ministradas pelo professor da turma. São elas: movimento, artes, ensino religioso, música. Elas devem ser ricas e contextualizadas à realidade da turma, levando em conta o projeto que está sendo desenvolvido no momento.

ATIVIDADES INDIVIDUAIS: Neste momento a criança realiza a atividade proposta ou escolhida com a mediação da professora.
ATIVIDADES COLETIVAS: Estas atividades dependendo do número de alunos, são realizadas pela classe toda ou por grupos escolhidos previamente. Comer a merenda, arrumar a classe, ouvir histórias participar da rodinha inicial ou final, cantar, dançar, pintar um quadro, jogar determinado jogo,construir uma maquete, um texto são exemplos de atividades que são realizadas coletivamente.

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: A maior parte do tempo as crianças dedicam as atividades diversificadas livremente escolhidas: constroem com blocos lógicos, “lêem” histórias, desenham, pintam, modelam. São oferecidas no espaço da sala de aula pelo menos três opções diárias. Nessa hora a professora observa seu aluno na manipulação do material oferecido, em suas produções, sua interação com os colegas, mediando seu conhecimento e desafiando-o a novas aprendizagens.

ORGANIZAÇÃO DA SALA: A sala de aula deverá ficar organizada antes da saída para qualquer atividade extra-classe a fim de que este espaço e seja um local agradável quando retornarem a ele.
RECREIO: é realizado no play-ground.. Neste momento as crianças exploram os brinquedos, campo de futebol e caixa de areia livremente sob a observação dos professores.
HIGIENIZAÇÃO: após o recreio, antes da merenda ou sempre que for necessário com a supervisão de um professor ou responsável pelo banheiro.
MERENDA: oferecida no refeitório, com cardápio balanceado e saboroso. No momento da refeição, são trabalhados bons hábitos à mesa.
RELAXAMENTO: hora em que as crianças retomam a tranqüilidade favorecendo o bem estar, preparando a criança para uma nova atividade.
RODA FINAL: onde se realiza a avaliação do dia com registro dos fatos significativos para a turma. Também é o momento da leitura de avisos e bilhetes que levarão para casa e arrumação dos pertences


